segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROFESSOR


 

“Ser professor é apontar caminhos, e deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés.”

 

Minha primeira experiência como “professor” foi como instrutor de cursos de aperfeiçoamento profissional, em 1986 – num curso de “contabilidade de custos”, ministrado para uma parte do staff de profissionais de uma empresa de auditoria na qual eu trabalhava.

O efeito dessa experiência em meus projetos de vida foi devastador!

Pois me apaixonei pela arte – sim, uma nobre arte.

E permaneci ministrando cursos de aperfeiçoamento profissional nessa empresa até 1996 - na medida em que não comprometessem o desempenho de minhas funções usuais do dia a dia, que eram... Fazer auditoria!

Porém, a partir dessa data (1996), resolvi dar uma “guinada”.

Uma guinada que fosse voltada para o “efeito devastador que a experiência docente” (ainda que corporativa) tinha deixado em minha alma.

E, por indicação de amigos que conheciam o resultado de meu trabalho nessa atividade, tive finalmente a chance.

Ministrei aulas em faculdade durante três semestres.

Nos anos de 2006 e 2007.

Para mim, essa condição representou uma das mais valiosas experiências que tive do ponto de vista pessoal, sob todos os pontos de vista.

Ter a chance de, com base em minha experiência pessoal de vida, poder contribuir para o enriquecimento educacional e, principalmente, intelectual de pessoas que se dispunham a me ouvir enquanto eu falava, realmente... Foi muito gratificante.

Pois até a galhardia de ter sido “professor homenageado” pela turma de formando de 2006 eu tive.

Se há algo que hei de me orgulhar é de ter conquistado a chance de fazer parte da vida desses ex-alunos.

Que hoje não são mais alunos.

São colegas.

E quiçá, algum deles, em alguma circunstância no futuro, meu professor.

Sim (quem sabe...?), meu professor...

Por que não?

...

Afinal, só existem duas situações na vida em que não se têm dúvidas:

-        Quando se sabe tudo...; ou...

-        Quando não se sabe nada...

 

“Ser professor é ter a capacidade de sair de ‘sair de cena, sem sair do espetáculo’.”

 

 

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS:

Powered By Blogger