“Nem sempre um idioma é claro
para quem não é castiço...”
É, João, é fogo...
A gente não se conforma - mas é assim que a vida funciona...
Quem sabe, a Maria o convence - já que, teoricamente, falam
a mesma língua...
- João...
- ...
- João...?!?
- ...
- ...
- Maria...
Como você vê a “suscetibilidade de nossas atribuições visando à aplicação
dos aspectos programáticos definidos pela diretoria no contexto de nossas
operações atuais?”
- ...?
- ...
- João...
- Oi,
Maria... Já te ouvi... E até já te fiz uma pergunta...
- Ahnnn... Sim... Quanto tempo você ainda
vai ficar nesse computador...?
- ...
Por quê...?
- Olha... Sinceramente... Hoje é
aniversário de meu filho, e eu gostaria de chegar em casa mais cedo do que de
costume...
- ...
- Afinal... Não o vejo acordado há uma
semana...
- ...
- POSSO IR EMBORA...?!?...
- MARIA!!!...
- ...
- ...
- ...
- Você
sabe que hoje é a reunião de diretoria que vai definir o próximo diretor...
- Sei...
- ...
- E também que você é gerente... E eu nem
supervisora sou...
- ...
- Afinal... Qual o problema? Aquele?! O
de sempre?!?
- ...
- Ah... O José...
- ...
- O José – que não é Mané...
- ...
- Que sabe falar difícil...
“Considerando-se avaliação objetivamente abrangente, não há como desconsiderar
as conseqüências de prováveis fatores endógenos e exógenos que possam alterar o
direcionamento de nossas decisões.”
- DE
ONDE É QUE VOCÊ TIROU ISSO?...
- De onde? Você sabe de onde...
- ...
- Das últimas sete atas de reunião de
diretoria...
- ...
- Das quais, pelo que consta das próprias
atas, você não se manifestou...
- ...
- Não disse uma palavra...
- ...
- Ficou calado...
- ...
- Mudo...
- ...
- E agora vem com essa de ... “Como você vê a suscetibilidade de nossas atribuições visando
a aplicação dos aspectos programáticos definidos pela diretoria no contexto de
nossas operações atuais?”
- ...
- Que é que você está tentado fazer...?
Tentando falar tão “difícil” quanto o José...? Para tentar impressionar os
diretores? Assim, de um dia para outro? A esmo? Com que preparo? Tá pensando
que isto é uma agência de propaganda, onde a criação de um slogan criativo, uma
frase, garante seu desempenho? Pára com isso. Isto aqui é uma empresa de consultoria,
em que palavras são palavras...
- ...
- ...Mas só valem até quando os números
chegam...
- ...
- Ou você não percebeu que até o
comunismo quebrou... A URSS quebrou...
- ...
- Sabe por quê? Porque os números
chegam... E como chegam... E aí, nessa hora, não adianta falar “difícil”... Tem
é que fazer... Produzir...
- ...
- Pára de ficar tentando falar“bonito”:
isso não é para você: aliás, não é para quase ninguém, pois esse recurso é um
dom.
- ...
- Vê se fala do que entende, de seu dia a
dia, de tudo que te envolve...
- ...
- E aí... Posso ir embora, para tentar
comemorar o aniversário de meu filho?
- ... Maria...
Foi mal... Você sempre foi minha assistente preferida, por ser técnica,
dedicada, compromissada... E, antes da profissional, sempre vi em você uma
pessoa honesta. Sinceramente, valeu! Como teu gerente, te digo para você ir
curtir o aniversário de teu filho...
- ...
- ...
- ... Hummm...
- ...
- ...
- ...
- João...?
- ...
- ...
- Oi... Fala...
- Independentemente desta sua
“não”promoção... Você vai estar em casa para comemorar o aniversário de seu
filho?
- ...
“Tem gente que pensa que
quem fala ‘bonito’sempre está enrolando... Muitas vezes porque ela própria
simplesmente se enrola no que é bonito...”