domingo, 10 de fevereiro de 2013

A LASANHA DE CAVALO E A MORAL DOS NEGÓCIOS


Empresa que produz a lasanha diz ter se sentido enganada e inicia ação na segunda (11). A empresa que revendeu carne diz que vai processar fornecedor.

O grupo Findus anunciou neste sábado (9) que abrirá na segunda-feira (11) um processo contra uma pessoa - cujo nome não foi revelado -, depois que na Grã-Bretanha foi descoberta carne de cavalo em sua linha de lasanha de carne bovina.

A empresa de alimentos afirmou neste sábado sentir-se enganado e anunciou que vai processar judicialmente o responsável pela situação. Por sua parte, o fornecedor de carne francês Spanghero, com sede em Castelnaudary (sudoeste da França), que revendeu a carne ao Findus, também anunciou que vai processar o produtor romeno que forneceu a carne.

 

Não vou discutir a questão quanto a se carne de cavalo é mais ou menos prejudicial à saúde do ser humano – para isso, já existem profissionais da área médica suficientes para discorrer sobre o que é bom ou não - o que, aliás, alguns deles vêm fazendo a esmo, mais até do que sua suposta principal atividade, para a qual teriam prestado juramento, que seria a de cuidar da saúde de seus pacientes...

Muito menos vou propor qualquer reflexão quanto a questões culturais – afinal, qual o problema de se comer carne de cavalo? Não se come carne de boi? Ambos não são animais? Aliás, há ao redor do planeta quem consuma carne de cachorro – e ache uma delícia...

Só quero chamar a atenção para o ponto básico que indiretamente está colocado na questão: a confiança – pressuposto fundamental em qualquer relação humana.

Afinal, se alguém queria vender um produto contendo carne de cavalo, por que não informou isso ao comprador?

Seria porque o vendedor achou que poderia perder a venda?

E quem disse que o vendedor sabia?

Será que não foi uma iniciativa do pessoal da produção?

Ou dos compradores da própria empresa, que não informaram que estavam adquirindo carne de cavalo?

Ou teria sido uma sugestão da área de marketing, pressupondo uma exposição sem precedentes para a empresa, ainda que a um custo de retorno duvidoso?

...

Na minha opinião, pouco importa qual o fator que tenha motivado a situação.

A lasanha tinha carne de cavalo, isso é um fato!

E quem comprou a lasanha no supermercado não sabia disso...

Daí que, empresarialmente (ou corporativamente, se preferir) falando, só existe uma regra:

- QUAL FOI O RESULTADO...?

...

Quem é o culpado?

Todas as empresas envolvidas – pois, de alguma maneira, todas contribuiram (ou se omitiram) para o resultado.

E quem deve ser punido?

Todas, sem exceção, na mesma proporção.

E que, essas punições, venham a “galope”...

NEGÓCIOS SÓ SÃO POSSÍVEIS QUANDO CADA UMA DAS PARTES ENVOLVIDAS SÃO CONFIÁVEIS – PELO MENOS ENTRE SI...

 

Fonte:


Acesso em 10/02/2013, às 00h58.

 

 

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